Nosso Bairro

 

 

 

O bairro teve a honra de ter sido nomeado pelo imperador D. Pedro II e pelo nome de "Parada Gambá" por causa da grande concentração de terreno vazio e de suas grandes fazendas, de tanto os moradores serem humilhados com o nome do bairro pelos moradores de bairros vizinhos, depois de muitas reclamações com o imperador, um morador foi até o imperador da seguinte forma "Tenha piedade de nós e troque o nome do nosso bairro". Sendo assim atendido pelo imperador surgiu então o bairro de Piedade.


História do Piedade Tênis Clube

 

Nos anos de 1950, um grupo de amigos tinha costume de se reunir em uma farmácia na rua Clarimundo de Mello em frente a rua Torres de Oliveira, um dia conversando na mesma, viram que estavam inibindo o movimento da loja, sendo que nessa época reunião de homens afastavam mulheres casadas, desacompanhadas ou solteiras, botando em risco a falência do comércio. Após algumas reuniões finalizadas na casa de uns de seus fundadores, foi eleito como 1º presidente dessa comissão o Dr. Elio Ribeiro da Silva. Em seguida, nos fundos de uma vila na Rua Clarimundo de Mello nº 375, cujo um terreno havia bambuzal e varias árvores frutíferas. Depois de uma limpeza nesse terreno, contruiram então uma sede, foi ai que então que essa comissão fundou oficialmente o Piedade Tênis Clube, em 26 de março de 1953. Antes de fazer uma mísera quadra de terra batida, foi criado um estatuto, junto com ele, uma diretoria, tendo como seu 1º presidente eleito pela mesma, o Sr. Antonio Lopes Ribeiro, posteriormente para evitar que pessoas quisessem se apossar do clube essa direitoria criou um conselho chamdo de "Conselho Nato" com seus 18 fundadores (Alberto Lopes, Antonio Lopes, Aryovantho da Silva, Aureo de castro, Edgard José, Dr Elio Ribeiro, Floriano José, Geonisio de Carvalho, João Augusto, Jorge Caram, José Braz, José Joaquim, Luis Gama, Nelson Francisco, Osdoval da Silva, Ruy de Sá, Sebastião Arruda e Wanderley Santos), com os mesmo poderes do conselho deliberativo. Até que o vereador Gama Filho acimentou a quadra e virou o primeiro sócio do clube, já em 1963 na gestão do presidente Cap. César Carneiro Dantas a Compania Marabá em troca de 2.000 títulos de proprietários construiu nosso ginásio e piscina.

A partir dai o Piedade T.C. começou a se enquadrar em competições de tenis de mesa e basquete no qual se sagrou tri campeão carioca dos anos 1963/64/65.

também na década de 60 o clube se orgulha de ter tudo o Baile das Mascaras foi um dos primeiros bailes de carnaval no Rio de Janeiro sendo televisionado pela TV Tupi.


Contato

Piedade Tênis Clube

Rua Torres Oliveira n° 29 - Piedade - RJ

(21) 3274-5495